INAUGURADA EXPOSIÇÃO "MIRACEMA PATRIMÔNIO CULTURAL E SUA PROTEÇÃO

Em 07/04/2021

Nesta segunda-feira, dia 5 de abril foi inaugurada a exposição "Miracema Patrimônio Cultural e sua proteção.

Conhecida pelo seu rico e harmonioso estilo arquitetônico, Miracema ganha mais um presente para reforçar a história local.

Iniciou-se a exposição “Miracema – patrimônio cultural e sua proteção”. O projeto visa divulgar aspectos e informações importantes do tombamento do centro histórico de Miracema, ou seja, a preservação da arborização formada por Oitis, o calçamento de paralelepípedos, as regras para instalação de toldos, letreiros e as regras para novas edificações.

Foi realizado por Marcelo de Martino e Ricardo Tostes que venceram o edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, com recursos da Lei Aldir Blanc.

No lançamento da exposição o prefeito de Miracema Clovis Tostes fez questão de conferir de perto essa viagem no tempo que o projeto promove. “É sem dúvida, um momento fundamental para que tenhamos consciência da importância da valorização da nossa história”, disse ele.

O secretário municipal de Cultura, Eduardo Tostes, aproveitou a oportunidade para ressaltar a “necessidade de se preservar o patrimônio cultural. Pois, através de um conjunto arquitetônico preservado, o município abre suas portas para eventos, inclusive movimentando o comércio local.”

A exposição conta com um mapa interativo apresentando cada imóvel tombado no centro histórico e a delimitação da área de tutela da ambiência desses bens que são informações essenciais da legislação. Esse mapa é um brinde que será distribuído durante a visitação e servirá para ações educacionais.

O projeto foi programado para ser itinerante, mas precisou ser adaptado e vai permanecer instalado no Centro Cultural Melchiades Cardoso devido aos efeitos da pandemia de Covid. Em breve, estará disponível de forma virtual no site da Prefeitura de Miracema.

Será possível visitar presencialmente a exposição, cumprindo todos os protocolos e orientações necessárias para o atendimento ao público. A agenda para marcações já pode ser feita através do telefone   (22) 3852-0952 com grupos de até 5 pessoas.