MIRACEMA SEDIA PLENÁRIA PARA DEBATER O PLANO ESTADUAL DO LIVRO, LITERATURA E BIBLIOTECAS

Por Ascom / Em 26/01/2018

O município de Miracema sediou nesta quinta – feira (25), uma plenária, no Centro Cultural Melchíades Cardoso, para debater o Plano Estadual do Livro, Literatura, e Bibliotecas do Rio de Janeiro.

O evento girou em torno sobre a importância da democratização do acesso ao livro, à leitura, e à escrita para a formação dos leitores.  Isto se dá, por meio de projetos e metas eficazes.

“O livro precisa ser o primeiro presente para as nossas crianças. O Brasil precisa ser reconhecido também, como o país da literatura. É uma questão de educação e de grande importância”, disse Juca Ribeiro superintendente de literatura e conhecimento da SEC – RJ.

A administração municipal já deu um importante passo ao criar a biblioteca ambulante, exposta na Praça D. Ermelinda, durante o projeto Miracema Em Canto.  O espaço fica repleto de crianças, que passam a assimilar desde cedo à importância da leitura.

Recentemente, o chefe do poder executivo, realizou a entrega de 250 livros para a biblioteca municipal, demonstrando a preocupação da gestão com os munícipes no que se refere ao aprimoramento da leitura e escrita.

O prefeito municipal, Clóvis Tostes, expressou a sua satisfação em poder acolher um evento desta grandeza na cidade. O secretário de cultura e turismo, Eduardo Lúcio (Dada de), também manifestou – se neste sentido.

Diversas diretoras participaram da reunião, com a intenção de aprimorar a relação alunos x livros, por meio de incentivos.

O conselheiro estadual de política cultural do estado Rio de Janeiro, o miracemense Eduardo Fíngolo, conduziu os trabalhos. O secretário de educação Charles, o secretário de fazenda Eduardo, o diretor de cultura Juici, a assistente Andréia, Deyse Alves do grupo de trabalho do PELLLB - RJ compuseram a mesa e debaterem sobre os temas.

Os convidados foram agraciados com diversos títulos, inclusive de autores miracemenses.