ACESSIBILIDADE: A- A A+ CONTRASTE

2.704 ANIMAIS VACINADOS EM MIRACEMA NESTE SÁBADO

Por Ascom / Em 26/11/2018

           


Aconteceu neste sábado (24) em diversos pontos da cidade, distritos e zona rural a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Na zona rural o trabalho foi realizado de modo itinerante. Segundo a secretaria municipal de saúde 2.704 animais foram vacinados.

A IMPORTÂNCIA DA VACINA

A Raiva:
A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%.

Como mencionado, os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.

A Importância da Vacina Contra a Raiva:
A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos.

A vacina antirrábica é ainda, a única forma de prevenção contra a doença.

A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.

Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter o pet vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele.

Outras notícias