13 BOMBEIROS CIVIS FORMADOS EM MIRACEMA

Em 13/07/2018

Nesta quinta – feira (12) aconteceu à formatura de 13 Bombeiros Civis, no Centro Cultural Melchiades Cardoso. A solenidade contou com a presença do prefeito Clóvis Tostes, o secretário de defesa civil e segurança pública Joaquim Antunes, presidente da câmara Aymore, o delegado do sindicado dos bombeiros civis José Rodrigues, 1º Tenente Madeira Valdecir, vice - prefeito de Chiador Valdir e demais autoridades.

Durante o processo de formação os bombeiros receberam treinamento prático e teórico, coordenados por diversos profissionais. Os alunos foram capacitados nas áreas de prevenção, controle de incêndio, salvamento terrestre e primeiros socorros.

“É uma grande satisfação para o nosso município receber os novos bombeiros civis, que serão de grande utilidade para a sociedade. Disponibilizamos os locais, para a realização das aulas e consequentemente o aperfeiçoamento. Sejam felizes”, disse o prefeito Clóvis Tostes.

QUAL A FUNÇÃO DO BOMBEIRO CIVIL?

O Bombeiro Profissional Civil é importante na segurança contra incêndio de uma edificação, ele deve ser bem treinado e saber muito bem os pontos críticos de onde está atuando.
Deve ter conhecimento dos sistemas de segurança contra incêndio da edificação (extintores de incêndio, hidrantes e mangotinhos, chuveiros automáticos, controle de fumaça e alarmes) e saber testar para identificar se estes estão em pleno funcionamento

O bombeiro civil tem função muito diferente da função do bombeiro público, a atuação desses dois profissionais deve ser complementar em caso de incêndio.

Ele deve concentrar esforços, na maior parte do tempo, na prevenção, para que o princípio de incêndio não ocorra.
Se o principio de incêndio acontecer, ele deverá seguir um protocolo estabelecido, que consiste em primeiro orientar a evacuação e salvar as pessoas, e só depois, iniciar o combate ao princípio de incêndio.

Em um incêndio de maior proporção, o profissional deve acionar Corpo de Bombeiros de Prontidão (CBP) e orientá-los sobre onde estão as chamas, qual material está em combustão, quais são os materiais próximos que podem entrar em combustão e entre outros.

Essas orientações devem acontecer de forma clara e objetiva.

O bombeiro civil, de acordo com a NBR 14608, deve ter feito treinamento e está capacitado para prestar serviços de prevenção e atendimento a emergências. Ele vai atuar primeiro na proteção da vida, depois na proteção do meio ambiente e do patrimônio.