MIRACEMA TERÁ PROJETO ECOENEL

Em 13/07/2019

O chefe do poder executivo recebeu em seu gabinete nesta manhã (12) , o executivo de atendimento da Enel Edson, o vereador Hugo Fernandes e o diretor da Coopcrem Márcio.

Na reunião ficou selado , que Miracema receberá o Projeto ECOENEL. O presidente do Poder Legislativo Hugo , também fez um requerimento via Câmara.

O QUE É O PROJETO ECOENEL?

Reconhecido nacional e internacionalmente, o Ecoenel virou referência em ações de sustentabilidade. Ao aliar a formação de uma rede de parcerias entre cliente, empresa e reciclador, promover a sustentabilidade e a economia, também representa com maestria a estratégia Open Power.

Para participar, os clientes devem levar aos postos de coleta do programa o material reciclável que descartam em suas casas: papel, vidro, metal, plástico, entre outros objetos. Em troca, recebem bônus na sua conta de luz, ou na conta de luz de outra unidade consumidora. Ou seja, o cliente pode doar seus bônus para uma instituição beneficente, por exemplo. Todos os resíduos arrecadados pelos clientes são repassados a recicladores, que garantem a destinação correta dos materiais.

O Ecoenel alia gestão ambiental, ações sociais e tecnologia. Todos os clientes podem saber e acompanhar sua coleta seletiva de forma online: clique aqui e veja suas coletas no estado do Ceará, aqui para ver suas coletas no Rio de Janeiro e aqui para consultar suas coletas em Goiás.

Desde que foi implementado, em 2007, o programa beneficiou mais de 620 mil clientes, arrecadou 43 mil toneladas de resíduos e deu bônus de mais de R$ 7 milhões em contas de energia. Atualmente, as distribuidoras do Grupo Enel contam com 218 ecopontos, distribuídos por 46 cidades.

O volume de resíduos recebidos para reciclagem aumentou substancialmente depois do Ecoenel Itinerante, que atende condomínios e comunidades de baixa renda, recolhendo resíduos e repassando orientações sobre armazenamento adequado e melhorias na gestão de seus resíduos. Atualmente, há 42 condomínios e 54 comunidades de baixa renda participando dessa iniciativa.

Reconhecimento

Por seus resultados, o Ecoenel já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Os mais recentes foramo Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental promovido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e a participação no Knowledge Week promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos.Ficou entre os 3 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação em 2013 e o prêmio ODM Brasil que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Em 2015, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil elegeu o Ecoenel como umas das 19 iniciativas brasileiras no relatório 'Mercados Inclusivos no Brasil: Desafios e Oportunidades do Ecossistema de Negócios'. Nesse mesmo ano, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhado aos princípios do Pacto Global (United Nations - Global Compact) e reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como Prática de Referência de Educação Ambiental.

Entre outros, pode-se citar que foi ganhador do Prêmio Socioambiental Chico Mendes, eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo.

Aplicativo Ecoenel

O Programa Ecoenel oferece um aplicativo para acompanhamento, disponível nas plataformas Android e iOS.

Através do app, é possível consultar o posto de coleta mais próximo, por meio de recursos de geolocalização, verificar as tabelas de preços e tipos de resíduos recebidos em cada ecoponto, além de consultar os números gerais do Programa, em tempo real.