11ª RODA DE PRÁTICA E SOLUÇÕES EM SAÚDE IDEIASUS FIOCRUZ

Em 07/10/2019

Miracema esteve presente na 11ª Roda de Práticas e Soluções em Saúde IdeiaSUS Fiocruz - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) que foi realizada quinta-feira (3), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Macaé.

O objetivo do encontro foi mostrar oito práticas das regiões Norte e Noroeste dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, que fazem do Sistema Único de Saúde (SUS) um sistema vivo, resolutivo e inovador.

A abertura iniciou com as falas dos membros que compunham a mesa técnica, entre eles: Dr. Valcler Rangel (Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz e Coordenador do IdeiaSUS), Dra. Maria da Conceição de Souza Rocha (Presidente do COSEMS-RJ e Secretária Municipal de Saúde de Piraí) e Dra. Deusilaine Gazita (Secretária Municipal de Saúde de Macaé).

A Secretaria de Saúde de Miracema apresentou a sua experiência exitosa do município com o tema "Hipertensão e Diabetes - Equipe Multidisciplinar para Redução de Agravos e Cuidado Diferenciado", trabalho elaborado pela Secretária de Saúde Gleice Vaz Feijó e pelo servidor Bruno Leal Moraes.

O evento contou com a participação de 08 experiências exitosas, sendo estas, além de Miracema, compartilhadas pelos municípios de Campos dos Goytacazes, Itaocara, Macaé, Quissamã, São João da Barra e São José de Ubá.

A Roda de Práticas é um dispositivo disparador de sistematização de experiências nos territórios, que contribui para agregar e integrar as redes colaborativas de produção social da saúde, sendo um espaço de reflexão sobre iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

As práticas apresentadas estão disponibilizadas na Plataforma Colaborativa do IdeiaSUS (www.ideiasus.fiocruz.br), tecnologia de comunicação facilitadora do acesso para conhecer e inserir práticas, divulgar e replicar ações, experiências, projetos e programas.