COMUNICADO - NOTA DE FALECIMENTO

Em 02/07/2020

A Prefeitura Municipal de Miracema, serve-se por meio desta nota para externar de forma oficial o lamento pela morte do miracemense José Itamar de Freitas, registrada ontem (01/07/2020), no Rio de Janeiro – Ele teve complicações devido à Covid-19, segundo parentes.

José Itamar de Freitas, começou na Fatos & Fotos, da Bloch Editores, onde ganhou o Prêmio Esso de 1965. Em 1973, já na Rede Globo, foi diretor do programa Fantástico. Sob o seu comando, o programa se tornou a principal vitrine da canção brasileira e de atrações internacionais no Brasil, com a exibição de videoclipes exclusivos todos os domingos. Foram 16 anos de uma parceria vitoriosa, quase sempre na direção geral do programa.

“Quando você passa 16 anos num programa, tudo te marca. Acabou sendo a minha vida. Um amor enorme, convivência, amizade, tudo. Eu olho o Fantástico como sendo da família", disse Zé-Itamar, como era chamado, em entrevista à jornalista Glória Maria para os 30 anos do Fantástico, em 2003.

José-Itamar de Freitas classificava as reportagens apresentadas todos os domingos como “um meio-termo entre o Globo Repórter e os telejornais diários”.

Para ele, era importante aliar a capacidade de emocionar com a informação precisa. José-Itamar deixou a direção-geral do programa, em junho de 1991, para ser o diretor de reportagens da Central Globo de Jornalismo. (fonte G1)

Em poucos minutos após o seu falecimento, a notícia se espalhou nas redes sociais, deixando a população entristecida com tal fato, demonstrando o respeito e admiração que a sociedade miracemense tinha por ele.

Concluímos suplicando que Deus conforte o coração da família e de amigos neste momento.