INICIAMOS AS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES

Em 08/02/2021

Escolas Públicas Municipais do nosso Município deram início hoje, dia 08/02 das atividades escolares presenciais no modelo híbrido. O Município que possui a maior nota de IDEB para o Ensino Fundamental I (6,9) e para o Ensino Fundamental II (6,1), foi um dos primeiros a liberar o retorno das aulas presenciais. Escolas particulares iniciaram as aulas no município no dia 01/02 e hoje foi a vez das escolas Públicas Municipais. Ainda essa semana a SME lançara o canal de aulas ao vivo para alunos que estão no modelo do ensino remoto.

Embora o município tenha conseguido no ano de 2020 dar uma resposta educacional rápida na oferta do ensino remoto, não conseguiu de forma satisfatória manter os vínculos afetivos e interação social, principalmente na educação infantil. Segundo dados publicados pela Fiocruz os vão além do aprendizado, trazendo consequências na saúde mental, no aumento de sintomas depressivos, ansiedade, na subida de casos de violência contra a criança, no aumento da fome e subnutrição.

O Secretário Municipal de Educação Professor Charles Magalhães, defende que a educação deve ser reconhecida em todas as instâncias como atividade essencial, é favorável a oferta do ensino híbrido da educação infantil ao ensino médio. “Infelizmente há uma disparidade enorme social e educacional em nosso País, o ensino remoto deixa isso ainda mais evidente no momento em que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade não dispõe de aparelhos que os possibilitam o acesso mínimo à internet e a outras mídias necessárias para a manutenção de um ensino híbrido ou remoto, ainda há uma grande parte da sociedade excluída digitalmente”,

A escola tem sido a grande sobrevivente e mantenedora de ensinamentos comportamentais necessários para a sociedade. Provavelmente ensinará e ofertará a muitos alunos um ambiente melhor que aqueles utilizados por eles em período de aulas suspensas, apresentará uma rotina adaptada aos protocolos de segurança oferecendo maior proteção em relação à exposição em espaços não supervisionados.

Em Miracema, as escolas irão ofertar até o final do ano o ensino remoto, o responsável pelo aluno poderá optar por permanecer estudando de casa, enquanto ao mesmo tempo, oferecerá de forma gradual um retorno seguro com pequenas turmas de estudantes e com protocolos sanitários, outra inovação que será lançada essa semana são as aulas ao vivo pelo Youtube.