Exposição Miracema: Patrimônio Cultural e sua proteção

Em 17/03/2021
Compartilhar:


A cidade teve início onde hoje se acha instalada a Praça Dona Ermelinda quando, por volta de 1846, foi edificada uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. A partir desta construção começou a se desenvolver a Vila de Santo Antônio dos Brotos.
O adensamento do núcleo inicial contou com a atração exercida pela construção de novas vias de acesso, especialmente a que se destinava a Palma (MG), por onde acredita-se terem entrado as primeiras famílias mineiras que colonizaram a região, e os caminhos para Pádua, trilhas que possibilitaram a ida a essa localidade, que depois de 1883 foi ligada pela Estrada de Ferro São Fidélis - Santo Antônio de Pádua, ramal de Miracema, onde terminava.


A construção do ramal ferroviário definiu o eixo principal de expansão da cidade, consolidando a ocupação do trecho entre a antiga estação e o núcleo original, formado pela Rua Mal. Floriano (Rua Direita) e imediações, que veio a se caracterizar como área central da cidade. “O traçado urbano teve um crescimento expressivo decorrente de todas as inovações ocorridas nas primeiras décadas do século XX. Esse crescimento deu-se seguindo a mesma tendência que havia direcionado o surgimento da vila: seguindo o curso do Ribeirão Santo Antônio, em sua margem direita, principalmente.


No século seguinte, observa-se que a vila já se expandiu para a outra margem. Pensamos ter sido a primeira ponte, a construída na imponente “Rua dos Coronéis” (Rua Barroso de Carvalho), já que seu espaço, na margem direita, seria insuficiente para abrigar as residências de todos aqueles que ali almejavam construir seu palacete urbano. Pensamos também que a instalação do Ginásio na Rua Matoso Maia, localizada à margem esquerda do ribeirão, seja um indício da ocupação, já nesta época, desta área, e que tenha sido importante para seu crescimento, na medida em que gerava uma grande atração e, consequentemente circulação de pessoas.


Este projeto foi  contemplado pelo edital Aldir Blanc- retomada cultural , e está sendo realizado pelo Marcelo de Martino e Ricardo Tostes!