NÃO RELAXE! MESMO DEPOIS DE VACINADO, VOCÊ PRECISARÁ USAR MÁSCARA!

Em 22/06/2021

Há meses estamos vacinando nossos munícipes e muitos deles estão ansiosos para voltar à “normalidade” e deixar as máscaras no passado. Embora a vacina seja motivo de celebração, a vitória sobre a COVID-19 dependerá da continuidade de cuidados básicos.
Para quem tem dúvidas sobre a vida pós-vacina, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o imunizante vem para somar reforços contra a infecção – e que não pode servir de substituto da máscara.
Vanessa Gutterres, Secretária Municipal de Saúde, reitera que a máscara segue sendo um acessório indispensável, mesmo para quem for vacinado. Ela estende a recomendação a todas as outras medidas de higiene. “É muito importante que a população mantenha todos os cuidados e normas, inclusive o distanciamento social”, afirma.
O uso de máscara, lavar as mãos, distanciamento social, álcool em gel, seguirão sendo importantes, porque a vacina não impede a circulação do vírus, já que, mesmo protegida dos sintomas, uma pessoa imunizada ainda pode transmitir a doença. “Toda vacina implica numa redução de transmissão, mas o combate efetivo ao vírus passa pela manutenção dos cuidados básicos até que a quantidade de pessoas vacinadas seja suficientemente grande”.
Além disso, a secretária lembra que em média, uma vacina gera anticorpos a partir do décimo quinto dia.