PRIMEIRAS CIRURGIAS DE FRENECTOMIA NO CENTRO ODONTOLÓGICO MUNICIPAL

Em 23/11/2022

O Centro Odontológico da Secretaria Municipal de Saúde de Miracema  realizou as primeiras cirurgias de frenectomia (freio labial e lingual) em crianças.

A frenectomia labial é o nome dado à retirada do freio labial, a qual é indicada somente para aquelas pessoas que possuem excesso dessa estrutura. A cirurgia pode ser feita tanto na parte inferior da boca quanto na superior.

O freio é facilmente reconhecido quando você puxa seu lábio superior para cima ou o inferior para baixo – é aquela “pelezinha” fibrosa que liga o lábio à gengiva na altura do meio dos dentes anteriores.

Em alguns casos, esse freio atrapalha a junção dos dois incisivos centrais, criando um espaço entre eles, o qual é chamado de diastema. Nesse caso, muitos pacientes se sentem incomodados com a separação e buscam a ajuda de um cirurgião dentista. Além do diastema, o freio labial pode levar a problemas periodontais e ao acúmulo de resíduos (quando muito grande).

Apesar do incômodo estético, a indicação da frenectomia labial superior requer um exame clínico detalhado, somado a uma análise radiográfica para avaliar o tecido ósseo de suporte dos dentes incisivos.

A cirurgia é recomendada nos seguintes casos:
• Diastema interincisivo;
• Limitação da mobilidade do lábio superior;
• Motivos estéticos, como o sorriso gengival;
• Alterações fonéticas;
• Prejuízos na correção ortodôntica;
• Prejuízos para a utilização de próteses.

CENTRO ODONTOLÓGICO DE MIRACEMA: COMPROMISSO COM OS CIDADÃOS!