SECRETARIA MUNICIPAL DE MIRACEMA DEU UM IMPORTANTE PASSO EM PROL DOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

Por Ascom / Em 05/02/2018

A Secretaria Municipal de Saúde deu um importante passo no atendimento aos pacientes hipertensos e diabéticos do Sistema Único de Saúde (SUS). A reimplantação do Programa Hiperdia, preconizado pelo Ministério da Saúde, irá, de médio ao longo prazo, apresentar dados significativos na qualidade de vida desses pacientes.

O investimento na saúde primária deve ser o norte de uma gestão responsável e comprometida. É preciso reduzir, ou até mesmo eliminar, as idas constantes ao pronto socorro e /ou internações por complicações decorrentes da falta de atendimento integrado, prestado por uma equipe multidisciplinar.

Os pacientes serão atendidos, no mesmo dia, no Centro de Imunização (Antigo PU), pelo cardiologista Dr. Vinicius, endocrinologista Dr Juliano, e pela nutricionista Dra. Mabelli. O coordenador será o técnico em enfermagem Denites.

Aos referidos pacientes serão oferecidas a turmas regulares de atividade física com educadores físicos. Para completar está sendo viabilizado a extensão da parceria com a cidade de São José de Ubá, para distribuição da Cesta Verde.

EXPLICANDO O HIPERDIA...

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.

Orienta os gestores públicos na adoção de estratégias de intervenção;
Permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população.
Funcionalidades
Cadastra e acompanha a situação dos portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus em todo o país;
Gera informações fundamentais para os gerentes locais, gestores das secretarias e Ministério da Saúde;
Disponibiliza informações de acesso público com exceção da identificação do portador;
Envia dados ao CadSUS.