ACESSIBILIDADE: A- A A+ CONTRASTE

SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

Por Ascom / Em 10/05/2019

           


De 13 a 17 de maio o Brasil celebra a 17ª Semana Nacional de Museus, cujo tema será “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, temporada cultural provida pelo Instituto Brasil de Museus (Ibram/MinC). São 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

Integrando estas atividades e, em virtude das celebrações do mês que comemoramos o aniversário de Miracema, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizará, através do Centro Cultural Melchíades Cardoso e do Museu Histórico Municipal Ventura Lopes uma programação cultural que se estenderá até o dia 31 de maio.

Serão realizadas visitas com mediação guiada a turmas escolares e grupos em geral à exposição Miracema: dos índios Purís à emancipação, que narra fragmentos da formação histórica e política de nosso município, fazendo um passeio pela memória de Miracema.

Destacam-se no circuito expositivo parte do maquinário da Fiação e Tecelagem São Martino, a principal indústria que o município já possuiu, bem como duas ambientações, uma parte do que constituiu no passado a Casa Alemã, estabelecimento comercial fundado na década de 1930, e, a sala de jantar da Fazenda Liberdade, uma das primeiras fazendas instaladas em Miracema durante a segunda metade do século XIX.

No âmbito das ações educativas, serão desenvolvidos duas atividades, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto Tradições: minha Identidade, minha Cultura, exposição com trabalhos elaborados por alunos do 4º ano da rede municipal de ensino mostrando o que os mesmos identificam como tradições culturais de Miracema.

Em parceria com o Instituto de Educação de Miracema, se realizará, nesta unidade escolar, o projeto O Museu na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e, nesta edição, em parceria com o IEM, sendo oferecido aos alunos desta unidade escolar com o tema Centro Histórico de Miracema: Patrimônio e Identidade local, que tem por objetivo formar multiplicadores do Patrimônio dentro da unidade escolar promovendo, por meio de oficinas, relações de memória e identidade cultural.

As escolas que desejarem realizar a mediação deverão agendar horário no Centro Cultural Melchíades Cardoso ou pelo telefone (3852-0952).

Outras notícias