ACESSIBILIDADE: A- A A+ CONTRASTE

ÍDOLO DO ESPORTE BRASILEIRO ESTARÁ EM MIRACEMA HOJE

Por Ascom / Em 13/08/2019

           


O município de Miracema receberá nesta tarde, às 15 horas, na Escola Municipal Álvaro da Fonseca Lontra, o grande campeão Clodoaldo Silva, o Tubarão. O atleta estará realizando uma palestra falando sobre os jogos escolares do SESC, no qual Miracema é participante.

Quem é Clodoaldo Silva?

Clodoaldo conheceu como processo de reabilitação e 1996. Dois anos depois, participou de seu primeiro campeonato brasileiro onde conquistou três medalhas de ouro. Em 1999, iniciou sua coleção de títulos internacionais. Em 2000, quando disputou sua primeira paralimpíada, Clodoaldo ganhou quatro medalhas: três de prata e uma de bronze.

Antes mesmo de competir os jogos de Atenas, em 2004, o nadador se surpreendeu com seu próprio desempenho. Somente em um Mundial, em 2002, na Argentinna, Clodoaldo bateu três recordes: 50m, 100m e 200m livre.

Na Paralimpíada de 2004, o atleta conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata em oito provas que disputou, tornando-se assim o maior medalhista brasileiro da modalidade. E, também entrou para a história paralímpica nacional ao conquistar, em uma única edição, seis medalhas de ouro, uma medalha de prata, quatro recordes mundiais, cinco paralímpicos e 11 parapan-americanos.

Em 2005, continuou se destacando. Em apenas um ano, Clodoaldo conquistou 47 medalhas de oito competições nacionais e três internaacionais que habia disputado. Destas, 40 de ouro, cinco de prata e duas de bronze. O nadador também bateu seu próprio recorde mundial nos 50m livres ao nadar, na Inglaterra, pela I Copa do Mundo de Natação Paralímpica.

No ano seguinte, não foi muito diferente. Clodoaldo conquistou 25 medalhas em três competições internacionais e uma nacional, sendo 22 de prata e três de bronze. Bateu seu próprio recorde nos 100m livres duas vezes e nos 50m borboleta.

Hoje, Clodoaldo é tido como ídolo no Brasil e no mundo. Prova disso foi a indicação ao Prêmio Laureus, o Oscar do esporte, em 2005. Neste ano, concedeu ao nadador o Troféu Hors Concours, maior honraria do Prêmio Brasil Olímpico. Somente Clodoaldo, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho já receberam o troféu.

Principais conquistas:
- Medalhas de ouro e prata nos Jogos Parapan-Americanos -Guadalajara 2011
- Medalha de ouro no Campeonato Mundial - Eindhoven 2010
- Medalhas de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos - Pequim 2008
- Medalhas de ouro e prata nos Jogos Parapan-Americanos - Rio de Janeiro 2007
- Medalha de ouro e prata no Campeonato Mundial - Durban 2002
- Medalhas de ouro e prata nos Jogos Paralímpicos - Atenas 2004
- Medalhas de ouro e prata nos Jogos Parapan-Americanos - Mar del Plata 2003
- Medalhas de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos - Sydney 2000
(Fonte:Vavel)

Outras notícias